Pages

sábado, 3 de janeiro de 2009

Você sabe como identificar um Porto-Alegrense?

Encontrei esse texto dando uma espiada, em alguns blogs desconhecidos. Na verdade, o VAI CARLA! SER GAUCHE NA VIDA! foi uma grande surpresa e já está na minha lista, aqui ao lado. A Carla fala sobre a vida, desde que é gerada e sobre como devemos conduzi- la, com relatos bem pessoais. Confesso que esqueci da vida, lendo cada postagem mais antiga, até que cheguei a essa pérola, que não dá pra negar, é a nossa cara.
Bah! Tri certinho! Quem é daqui irá se identificar, e aqueles que conhecem algum “nativo” de Porto City, também. O sotaque mais charmoso do mundo, na minha opinião, que me desculpem os demais, é o nosso. =)


TODO PORTO-ALEGRENSE:

1. Divide o domingo entre antes e depois da passadinha no Brique ou no Parcão.
2. A partir de julho, pára de comprar livros para aproveitar os descontos e os balaios da Feira do Livro.
3. Odeia o muro da Mauá.
4. Fala mal das praias gaúchas, mas nunca recusa convite para passar o fim de semana em Imbé ou Atlântida.
5. Desfila, em qualquer rua de qualquer cidade, com cuia e garrafa térmica como se fosse coisa trinormal.
6. Ama ou odeia o PT. Não tem meio termo.
7. Acredita que a última batalha não será entre o bem e o mal ou entre a luz e as trevas, mas entre gremistas e colorados.
8. Em uma tarde consegue mostrar todos os pontos turísticos da cidade aos amigos que vêm de fora.
9. Acha que Porto Alegre tem quase todos os defeitos de uma cidade grande e mais algumas desvantagens de uma cidade pequena, mas parte para a briga com qualquer estrangeiro que ouse dizer uma barbaridade dessas.
10. Acredita piamente que existe uma comprovação científica para o fato de o pôr-do-sol no Guaíba ser o mais bonito no planeta. Talvez pelo fato do paralelo trinta passar na Rua da República.
11. Chama o carinha ali de “bagaceiro”, come “negrinho” e “branquinho” e ainda compra “cacetinho”!
12. Diminui metade das palavras e nem se dá mais conta disso: Findi, Churras, Super...
13. Ama Porto Alegre!


O Porto-alegrês é uma das línguas mais difíceis do Ocidente (que não é o hemisfério, e sim um bar em Porto Alegre). Para começar, só existe uma interjeição: “báh!” - que é usada em mais ou menos 462 situações diferentes. Prá complicar, “báh!” tem, também, 497 entonações diferentes: pode ir de um simples “beh!”, até um complicado, “pãh!” dependendo do que se quer dizer.
Tem também as gírias. Porto Alegre é equipada com mais ou menos 15 fábricas de gírias funcionando sem parar. Algumas chegam até a serem exportadas: “viajar na maionese” e “pirar na batatinha”, que agora estão na moda no Rio (?), são faladas há anos, ou em Porto Alegrês, “há horas”. Outras expressões cruzaram a fronteira, mas nunca chegaram a serem compreendidas. “Deu prá ti”, por exemplo, que é o nome de uma música que fez o maior sucesso no Brasil inteiro. Talvez porque pensaram que “deu prá ti” fosse uma sacanagem quando na verdade só queria dizer “chega!”.
Também tem o “trilegal”, mas há horas ninguém fala trilegal em Porto Alegre. Se fala “tribom”, “triquente”, “triafim”, “trigente”, “triafu”(muito usado), “tri” o que tu quiseres.
Mas nada é mais porto alegrense quanto falar: “Tu vai ir?”. Repita agora, com sotaque: “Bah, mas tu vai ir? Bah, mas se tu for, eu também vou ir”. E deu prá ti “viu, guri”?

(Pôr-do-sol no Guaíba)



Não troco minha Porto Alegre por nada. Bem capaz!! =P

3 comentários:

meus instantes e momentos disse...

belissimo teu blog,, bem escrito, ótimas fotos. Gostei daqui,
Maurizio

Marcela disse...

Oi Carol!!!

To passando pra te desejar um ótima semana!!

Bjs

Larissa disse...

kkkkk
ameiii ;D
Sou louca pra conhecer o RS!
Um dia eu vou ;D
=**

Tem mais alguém aqui?