Pages

domingo, 16 de novembro de 2008

Razões para sorrir


É! Acabou. Simples assim, foi embora, aquela nuvem que estava encobrindo o sol. Por que será, que em dias assim, até parece que a gente esquece que tudo passa? Esquece que sempre, seja a situação que for, sempre surgem mudanças. Afinal o tempo não pára. Ele não espera por ninguém. Não podemos simplesmente dar “pause” e se dar ao luxo de um tempo pra recuperação. Que nada! O universo não gira em função do umbigo de ninguém. Porém, nesses dias, é bem assim que encaramos o mundo. Como se nossos problemas fossem maiores e mais merecedores da atenção do cara lá de cima.

Curioso, como o baixo- astral é uma droga mesmo. Nos cega, manda embora todo racional, ficamos tão burros quanto uma porta. Agora me diz, do que tanto reclamamos? Hora, de um amor perdido ou não retribuído; outra, de uma traição ou decepção. Por vezes, a incompreensão, daqueles que julgamos nossos maiores devotos de amor. Um emprego perdido, contas vencendo, sonhos adiados. Um dia, olhamos no espelho e aí é a vez daquela gordurinha a mais, do nariz muito grande, queixo pequeno, até mesmo aquele raio de cabelo, que teimosamente, insisti em não ajeitar. Reclamamos da falta de tempo, do tempo oceoso, daquele que não volta mais, do que está por vir. São reclamações sem fim, diárias. Como somos chatos.

Então, vamos fazer o seguinte: até o final do ano (falta tão pouco), antes de reclamar dos nossos infortúnios cotidianos, voltemos nossa mente para as coisas boas, que recebemos diariamente e muitas vezes nem nos damos conta. Quer ver uma coisa?

Perdeu um emprego? Acontece com muito mais gente do que você imagina. Já passei por isso também. Os primeiros dias são fogo. Misto de sentimento de derrota com revolta. Sei lá, parece que o mundo desaba. Mas quer saber? Nada, nem ninguém é insubstituível. A gente lamenta, sofre, chora, quando a verdade é que logo tem outra pessoa ocupando nosso lugar. Bem assim, sem dó nem piedade. Não é o fim, embora pareça, eu sei. Se temos saúde e capacidade, outros trabalhos virão. Pode ter certeza. Nada disso vale uma noite mal dormida. Poderia ser bem pior...

Perdeu um amor? Nada dá certo, quando o assunto é coração? Quem não passou por isso? Histórias de amores perfeitos, só em filmes mesmo, só no faz de conta. Toda relação humana é complicada e cheia de altos e baixos, por que somos exatamente assim. E tem mais, se não acabou como esperava, não era pra ser. Mania essa nossa, de investir, insistir em algo que não leva a nada. Ou melhor, leva sim, sempre fica alguém ferido, magoado. E a culpa é do outro? Claro que não! As escolhas são nossas, assim como as conseqüências também.

Tens reclamado que está sozinha(o)? Poderia ser bem pior, não é? Tem tanta gente por aí, infeliz, vivendo de aparência. Falta coragem, sobra comodidade, pra enfim dar um basta, recomeçar. Entre estar com a pessoa errada e ficar em paz, tranqüila, esperando pelo que o destino tenha preparado, opto por ter meu coração livre. O amor acontece quando é pra ser. Tem hora pra tudo, é nisso que acredito. Não dá pra viver em função dele. Não dá é pra deixar de viver, esperando, queixando-se. O amor virá ou não. Mas o que importa? Como já dizia Renato: “ é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã...”

O espelho parece estar de mal contigo? O tempo passou, tudo mudou e o reflexo não é bem aquele que você esperava? Ah! Mulher tem muito disso, né? Quem disse que existe um único e exclusivo modelo de beleza? Se fosse assim, porque tanta gente diferente, mundo a fora? A verdade é que não adianta nada, eu ficar escrevendo linhas e linhas, quando a única coisa que vai fazer a diferença, são duas palavrinhas: amor próprio. Ou me aceito como sou e passo a entender que o amor começa daqui pra fora, ou não terá santo que mudará a visão que cada um faz de si. Nessa vida, somos reflexo do que vivemos, do que damos e recebemos. Esse “se amar” começa aí também. Complicado, uma pessoa que vê o mundo descolorido, sem graça, sem tesão algum, deixar o coração refletir qualquer beleza que seja. Então, se o espelho já da algum sinal de descontentamento, trate de observar se não há nada errado do lado de dentro. Por que, no final das contas, não é essa beleza externa que fica. É quem somos, que ficará pra sempre.

Viu como reclamamos? E olha que são só alguns exemplos. Não julgo ninguém, até por que sou bem assim também. Só que o lado bom, é que geralmente, meus dias mais “depre” duram pouco. O suficiente pra cair na real e ver que sou uma pessoa de muita sorte. Que apesar dos pesares, acordo todos os dias pela manhã e posso ver o sol. Tenho saúde e muitos sonhos pra correr atrás. Minha casa e minha família são meu porto seguro, até mesmo quando surgem atritos e discussões. Conviver é isso, saber lidar com diferenças, respeitando o outro. Tenho amigos, trabalho no que gosto, estou feliz e em paz comigo mesmo... Enfim, MUITAS razões pra sorrir.

O que importa não é o que acontece com a gente. Mas o que a gente faz, com o que acontece com a gente.

Caroline

5 comentários:

Fernanda Magalhães disse...

Concordo com vc!

Meu lema sempre foi esse...Ser feliz é mais fácil que ser infeliz! Então vamos parar de complicar e vamos brincar com essa loucura chamada VIDA!

Uma semana iluminada pra vc!

Bjos!

Welker disse...

É legal ver otimismo... ainda mais num dia chuvoso.

Ah, eu fiz o meme, mas tô com vergonha de postar no meu blog xD

me passa um e-mail seu que eu te mando :T

Tatah Marley's Confissões disse...

Ser feliz é mais fácil mais as pessoas insistem em fazer o contrário, porque é tão fácil quanto.
beijinhos!
;*

Tatah Marley's Confissões disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lilith disse...

Gostei de ver!

É assim que se fala. Eu acordo todos os dias, desde que sai de uma internação de 30 dias, com os mesmos pensamentos que vc descreveu no post, e pra mim, essa é minha pirula magica da felicidade!

Bj imenso

Tem mais alguém aqui?