Pages

sábado, 20 de setembro de 2008

Deus é gaúcho!

Provei uma certa vez, o tal chimarrão. Achei muito quente, muito amargo e muito cheio de farelinhos, da erva mate. Me dá nervoso, aquilo na língua...
Então tentei com açúcar, escondida da minha mãe e isso era quase uma heresia.
Vestido de prenda usei até meus 8, 9 anos. Depois disso não aceitava mais. Não gosto de vestidos que nos fazem parecer um repolho.
Se eu fosse de andar curtindo um som, toda faceira, com fones de ouvido, seria muito improvável que tivesse se quer uma música gauchesca. Não gosto muito de dançar. Não faço o estilo John Travolta. Até arrisco alguns passinhos, se for bem escondidinha, no meio de um grupinho de amigos.
Dançar juntinho então, somente se o parceiro tiver proteção nos pés... hehehe
Falta muita coordenação pra um vanerão, um fandango, uma rancheira ou o chamamê...
Meu sotaque gaúcho é o “porto-alegrês”. Qdo vou pro interior, lá pra Bagé ou Alegrete, me sinto uma estrangeira, no meio deste povo, que usa essa tal língua desconhecida.
Não ando a cavalo. Aliás, não ando nem em moto, bicicleta. Tenho medo de altura e me da uma aflição esses meios de locomoção, pq não me sinto segura, tendo a sorte entregue a Deus. Deve ser o costume de andar “enlatada” a vida toda, em carros, ônibus e similares. Ou quem sabe assisti além da conta, ao filme “E o vento levou”, qdo ainda formava minha personalidade. Cavalo é mau! Tenho medo.
Hauhauhauahuahuahauhauhau
Mas nada disso importa. E não será isso que me fará menos gaúcha que os demais.
Amo a minha terra! E tenho um baita orgulho da nossa história. Ter o sangue farrapo correndo em mim, é mais uma coisa que nem o Mastercard pode pagar. Me dá um arrepio ao ouvir nosso hino. Dá uma coisa no coração... Inexplicável. Posso viajar pra onde for, posso brigar com o frio cortante do inverno, reclamar da falta de praias cristalinas, do nordestão, das chuvas sem fim no outono, do calor sufocante de Porto Alegre no verão e até mesmo da falta de amor, por esse nosso pedacinho de terra, da parte dos nossos governantes. MAS SÓ EU POSSO RECLAMAR. Pq é minha terra e é pra ela que sempre tenho vontade de voltar. Tenho certeza que daria o sangue, a vida por ela, caso tivesse nascido em um 20 de setembro longínquo.
Ainda bem que sempre terá gente cultivando as tradições. Sempre existirão CTGs e a nossa história se renova em nossas crianças, a cada nova geração de gauchinhos.
Posso até não ser ativa, qdo o assunto é o tradicionalismo. Se ajuda, aqui em casa é sagrado, domingo é dia de churrascada.
O dia que chegar minha hora, de encontrar com o cara lá de cima, ele vai saber que esse coração tem orgulho de ser do sul, a terra do céu mais azul do Brasil. Até pq ele é daqui tbém.

VIVA O POVO GAÚCHO! VIVA O 20 DE SETEMBRO! VIVA!



(Vestida de prenda, aos 4 anos)

3 comentários:

jhulyjohns disse...

Que orgulho!

Beth Carolina disse...

Gostei!
Aqui em SP não temos tantas tradições, mas me sinto mto paulista ao puxar o R em ORRRRA MEU!

RSRSRSRRS

Beijos

Afrodite disse...

Que fofa vc vestida de prenda!!Muito lindinha!E como disse a Jhu...que orgulho!!
Bjo!

Tem mais alguém aqui?