Pages

domingo, 28 de setembro de 2008

GreNAL

Carta a um Colorado
por Luis Fernando Veríssimo

Meu caro Colorado. Desculpe esta carta a céu aberto, é que não sei nem seu nome, nem seu endereço. Na verdade, só vi você na rua, de mãos dadas com seu pai e cercado pelos seus irmãos, que vestiam a camisa do Grêmio (suponho que fossem seu pai e seus irmãos). Você estava com a camisa do Internacional. Quase parei o carro para olhar melhor, mas não era miragem. Você tinha uns quatro ou cinco anos e estava de camiseta vermelha! Seu pai vestia camisa civil, exemplarmente neutra, mas posso imaginar como tem sido a sua vida em casa. As provocações, os petelecos, a flauta, o martírio. E lá estava você de camiseta vermelha, o antigo escudo orgulhosamente no peito, desafiando todas as provocações. Não sei se você sabe que vários colorados da sua geração não aguentaram e trocaram. Levaram pais e avós ao desespero, mas não suportaram a pressão do sucesso gremista. Você aguentou. Você não sabe, mas é um herói. E fiquei pensando que, quando for a nossa vez de novo, teremos certamente a torcida mais dedicada, fiel e convicta do Brasil. Porque será a torcida dos que resistiram. Aguente só mais um pouco. Talvez seja só um ano, quem sabe? Meus respeitos.
(Escrito em 10/09/1995, auge do sucesso do tricolor dos pampas)


Relendo esse texto, a parte que diz: “...e fiquei pensando que, quando for a nossa vez de novo, teremos certamente a torcida mais dedicada, fiel e convicta do Brasil”, lembrei que greNAL sempre é um “guenta coração”. Assim como tem FlaFlu, Palmeiras x Corinthians e assim vai, nossa maior disputa futebolística não deixa “quase” ninguém imune, salvo aqueles que realmente não curtem essa paixão nacional. Não posso me considerar uma torcedora fanática, até pq se bobear, não sei nem escalar o time que entrará em campo hoje a tarde. Mas tbém isso é apenas detalhe, nem importa... hehehe
O que sei de verdade é que sou colorada desde que me conheço por gente. Veio no sangue, ou melhor, em 50% dele. Minha mãe é gremista e coitada, é a única, aqui em casa. Meu pai levava eu e minha mana, desde pequenas, pra assistir a mágica que era o tal futebol. E a paixão foi crescendo, tomando conta, até que os 50% viraram cem... Meu coração foi completamente invadido, por amor a esse meu time. E daí em diante, esteja em uma fase boa ou não, sou colorada até morrer.
Aqui no sul, mente (e muito) quem disser que antes de tudo é gaúcho, ou brasileiro, qdo se deve torcer a favor do time rival, pra dar aquela ajudinha. Tem aquela velha piadinha: “Tudo vira uma lavanderia, quem não torce, seca.” Nessas horas, só tem dois times: o que tu escolheu com o coração e aquele outro, que tá disputando com nosso coirmão "inimigo"... Olha que o povo vira casaca e é (campo a ser preenchido conforme a situação... rsrs) Futebol Clube desde criancinha.
Domingão de greNAL é diferente. Todo mundo toma partido, declarado e exibido com maior orgulho, pelas ruas da nossa Portinho, sempre alegre. Espero um jogo limpo em campo e de paz entre as torcidas. Se não for pedir muito, que meu Internacional saia vencedor, né? Pq ninguém merece, em plena segunda feira, agüentar os gremistas cheios de balacas... Ainda mais que estão indo bem no brasileirão... Um líder em queda, MAS LÍDER.
Assumo.

(a colorada aqui, aos 2 anos, em pleno verão de 82)

9 comentários:

Anônimo disse...

Pra falar a verdade, haha eu nunca entendi o futebol, só torço quando é o Brasil.
Mesmo assim adorei seu texto, sua critica.
Acabei de postar te espero la, haha a historia é super rapida e engraçada!

Carla disse...

Obrigada pela visita no meu canto...ainda bem que gostou dos desenhos dos meus pequenotes !!!

bjs

Vera Vilela disse...

Carol, amei sua visita ao meu blog, volte sempre, será um prazer.
Quanto ao futebol, infelizmente é uma coisa que não gosto mesmo.
O trecho de O pequeno príncipe que você colocou no seu perfil, pra mim, é o melhor de tudo o que já li nessa vida e o faço como lição de vida. Parabéns.
E és da terra da minha nora, a linda Porto Alegre.
Muitos beijos pra você!

Vera Vilela disse...

Esqueci de dizer, adoro gatos também.
bjs

... DSA ... disse...

Ola!! obrigado pela visita!!! :)

com relação ao seu post, hoje em dia não sou um torcedor fanático com antes, hj o futebol está sujo, não se joga mais bola, ao invés da bola o que rola em campo é uma cifra redonda infelizmente, como tudo nesse país se corrompe, é dificil se entregar a algo que você sabe que não é feito por amor que nem antigamente, enfim, lembra que antigamente lembravamos os nomes de cada jogador, preparador, auxiliar, hoje não da mais, a cada rodada a pessoa se "vende" para outro time, é complicado, enfim....omo o futebol é a paixão do Brasil vamos relevar né?

um bjao!!

Anônimo disse...

Obrigada pela visita!
tbm voltarei mais vezes aki...

Pow, brincando ou não... eu respeito sua opinião em relaçao a nós e os macacos!
kkkkkkkk

eu nao tenho nada contra eles, alias quero q eles se fodam pra gente ter mais macakinhos no mundo!

uhsaushauhaa

só rejeito a ideia de termos vindo desse bichinhos aí!

bjo!

Afrodite disse...

Muito fofa vc de camisa oficial do time!!!Eu não sou muito de futebol,não...ás vezes só na Copa mesmo...não dá pra não se contagiar,né?Embora seja Botafogo,não acompanho e se perder ...fazer o que?
Mas é sempre divertido ver as disputas(sem violência,é claro) que há entre torcidas!
Bjo!

meus instantes e momentos disse...

era lider.
Gostei muito do teu blog, gostei daqui.
Maurizio

jhulyjohns disse...

UHU!!!
4 x 1 !!!
Vamo vamo Inter!
Vamo vamo Inter!

Tem mais alguém aqui?