Pages

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dia 15 de outubro - Dia do professor

Sabe, tive um probleminha de saúde. Por um certo tempo, ficava lastimando e tentando encontrar respostas. Na verdade, tinha era muito tempo pra pensar besteiras. Precisava reagir... Daí, de repente, abre uma porta e me vejo em uma outra realidade. Depois de um período longe de tudo, reencontro a realização. Sentada entre as crianças, cercada de tantos rostinhos, via admiração. E não podia decepciona -las. São crianças maravilhosas, espertas, carinhosas e com uma fonte inesgotável de energia. Deu até vergonha das reclamações que fazia. Acabou na hora a sessão "sofrenilda". Entendi que Deus queria me mostrar algo. Naquele momento, redescobri qual minha missão. Parecia que estive dormente... Como pude esquecer desses momentos singelos, mas de extrema importância?

Está aí, precisava ouvir de novo o riso solto, aprender com eles, sentindo o correr do dia, visto pela olhar infantil. Precisava dessa leveza, sem maiores expectativas no futuro, sem reter dores que tenham passado. Viver no agora, se deixar levar. Educação pra mim sempre foi muito além do “ensinar e cuidar”. É um ato diário de amor, é exercício de paciência. Como plantar uma sementinha curiosa, alimentada pelo saber. É mostrar o mundo através de uma janela. Servir de guia, na viagem ao universo dos sonhos. É pura troca de afeto, companheirismo. Trabalhar com educação infantil, ainda lá nos primeiros passinhos, é a coisa mais revigorante que eu poderia ter. Receber um beijinho estalado, aquele abraço apertado e um “TE AMO, TIA CAROL”, não tem preço. Cada letrinha descoberta, cada sol escondido entre montanhas, bilhetinhos regados de carinho, a cada novo degrau, sei que são minhas marquinhas que deixo com eles. E o mais importante, entre isso tudo, são os laços eternos que ficam, pelo amor que damos e recebemos, através do ato sublime de educar.

No dia de hoje, quero parabenizar também todos os mestres que tive, em especial a primeira, “tia Ana”. Obrigada por todo carinho e paciência. Procuro ser uma boa educadora, dividindo com minhas crianças o que aprendi com cada um de vocês, que EDUCAR É FAZER SONHAR . Amo profundamente cada um desses anjinhos. Não troco isto por trabalho nenhum, com esses chatos, os adultos. E assim sou feliz. De um jeitinho simples e verdadeiro, como tudo deve ser.




Um abraço a todos os professores. Parabéns!!

2 comentários:

Lisa disse...

Que lindo!!!!
Parabééééns Tia Carol! hehehe

=D

Vera Vilela disse...

Só de ler seu texto dá pra perceber que ótima professora você é.
Acho que ser professor não é profissão, é missão e acho que você a tem.
Te admiro cada dia mais.
Parabéns!

Tem mais alguém aqui?