Pages

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Era uma vez no sonho


Sentada em frente ao palco, podia sentir o frescor do gelo, a cada deslizar. Assim como sentia meu coração disparar, cada vez que tocava uma canção, que inevitavelmente me remetia aquela menininha, sonhadora e cheia de esperança, descobrindo um mundo mágico. Olho para o lado e vejo minhas aluninhas encantadas, nem piscavam. Fiquei por um tempinho, só observando o brilho nos olhos destas crianças, a cada nova princesa que surgia, a cada jogo de luz, que transformava aquilo em algo inesquecível.

Na minha infância não existiam espetáculos assim, ao menos não aqui no sul. Era tudo mais lúdico, nossa imaginação se encarregava de criar o universo encantado, onde as princesas (geralmente criadas a minha semelhança) eram felizes para sempre. A gente cresce e vai descobrindo o tal “mundo real”. Vemos que nem tudo é tão fácil, onde a boa vontade de um príncipe e uma simples espada, usada pra combater o mal, não nos livrará de monstros, dragões e bruxas malvadas. Até pq o mal não tem aquela cara feia, não cospe fogo e nem é monstruosamente gigantesco.

As vezes o mal tem carinha boa, convincente, dissimulada. Pode estar bem ao nosso lado, no vizinho de porta ou até mesmo dentro de casa. Ele tbém pode estar dentro de nós. Pq não? O bem e o mal vivem em cada um, fazem parte do ser humano. O que temos é o livre-arbítrio, que nos traz livre escolha, livre opção, em todas as situações da vida. Temos tbém, a cada dia, a possibilidade do recomeço.
No mundo de hoje, onde as crueldades parecem ser cada vez mais comuns e cotidianas, o que nos salvam são os sonhos. Ao menos pra mim...

Teve só uma vez, qdo perdi meu pai, foi por um momento, mas deixei de acreditar neles. Sabe que automaticamente junto foi todo o brilho da vida, perdeu a cor, o gosto... Literalmente. Dá um vazio, medo e muita insegurança, pq perdendo em que acreditar, deixando de sonhar que dias melhores virão, vc perde todo o sentido da vida. Pq são os sonhos, sejam eles de curto ou longo prazo, que nos impulsionam pra frente. São eles que nos fazem batalhar pelo que queremos. São eles que nos fazem crianças novamente, buscando incansavelmente pelo algo mais, pelo “felizes para sempre”. Ou como já dizia o sábio: “que seja eterno enquanto dure”.

A felicidade é representada de maneiras diferentes, dependendo de cada pessoa. Cada um sabe como busca-la, de acordo com o que o faça mais feliz. Tem gente que não tem nada nessa vida. Passa trabalho, falta dinheiro, alimentação, respeito e muito daquilo que as vezes temos e não damos valor. Da mesma forma, tem gente que tem tudo e jamais passou necessidade, nem mesmo se quer conheceu a palavra frustração. Essas duas pessoas, mesmo diferentes, podem ter em comum o “sonhar”. Mas somente um deles será alimentado pela esperança e pela fé. Dará liberdade e há de tirar todos limites, seja eles quais forem. Pra quem não tem nada, sempre restarão os sonhos, basta sair pela janela da liberdade, pq dentro deles nada é proibido.

Todo mundo pode ser feliz. Todo mundo tem obrigação de buscar a felicidade. Pq está morto quem não tenta, quem desiste, quem entrega os pontos. Acredito que os contos de fadas nos preparam pro real sentido da vida, despertando nossos sentimentos e valores. Ainda crianças, cada um de nós extrai um pouco daquelas histórias e leva junto consigo. Essa é a magia que os escritores querem nos passar, pq não importa a idade, no mundo das fadas vivemos em encantamento, pra sempre.

“Sonhar é fazer do impossível o possível, quando e como quiser o coração.”
Telmo Reis

Um comentário:

Afrodite disse...

Eu fiquei emocionada com esse texto tb...perder os sonhos é triste,ainda mais qd com eles vai junto alguém quem amamos muito!
Sei bem o que é isso...perdi meus pais mto cedo tb!
O que comentar?Não há...apenas deixo um beijo e um abraço enooorme que vc terá por enquanto imaginar...

Tem mais alguém aqui?